Clique em uma pergunta:
Um psicólogo clínico trabalha com pessoas, famílias e grupos para ajudá-los a compreender e lidar com suas questões relacionadas à saúde mental e bem-estar emocional. Utilizamos uma variedade de técnicas e intervenções baseadas em evidências para tratar problemas como ansiedade, depressão, trauma e dificuldades nos relacionamentos. Além disso, realizamos avaliações psicológicas para diagnosticar transtornos mentais e desenvolver planos de tratamento adaptados às necessidades de cada pessoa. Os psicólogos clínicos também podem conduzir pesquisas, ensinar e fornecer consultoria a outros profissionais e organizações sobre questões relacionadas à saúde mental. No geral, nosso objetivo é promover a saúde mental, auxiliar no alivio do sofrimento psíquico e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
A psicanálise é uma forma de terapia desenvolvida pelo Neurologista Vienense Sigmund Freud. Ela tem como principal meta auxiliar as pessoas a entenderem melhor suas emoções e comportamentos, especialmente aquelas coisas que elas fazem e não percebem conscientemente. Os psicanalistas fazem isso conversando, escutando, e questionando, os pacientes sobre seus pensamentos, sonhos, memórias, e desejos, ajudando-os a se darem conta do que realmente está os incomodando. Desta forma, é possível ajudar as pessoas a lidarem melhor com questões relacionadas ao sofrimento psíquico, e com os desafios da vida cotidiana, de forma mais saudável.
Será? Será mesmo? Hehe. Não é algo que se responda com um sim, ou um não. O que ocorre, é que em alguns momentos de nossa vida precisamos de um espaço acolhedor que nos permitar a escuta de nossas questões mais complexas, e que por vezes estão nos "encucando", ou ainda, nos deixando com a pulga atrás da orelha, e quem sabe até nos atrapalhando. Assim como nada é para sempre, a terapia também não é, ela pode ser encerrada no momento em que você se sentir confortável para tal.
Assim como para a vida não existe um manual, para a terapia não existe um "How to do it", hehe. Compareça a sessão com suas questões, dúvidas, anseios, e o mais importante, consigo mesmo. O espaço terapêutico é um local reservado para você se expressar e falar dos seus interesses.
Esse custo varia! Apesar de haver valores estipulados pelos conselhos de classe, nem sempre é possível atender por estes preços. Assim, o valor de cada atendimento é negociado junto ao paciente, de acordo com suas condições, desde que este deseje dar continuidade ao processo terapêutico, após o primeiro encontro.